Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8836
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Radar_n58_lições.pdf146.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Lições do fim do ensino superior gratuito na Inglaterra
Other Titles: The end of free college in England
Authors: Murphy, Richard
Scott-Clayton, Judith
Wyness, Gillian
Abstract: O artigo conclui que a experiência da Inglaterra, desde as reformas de 1998, ilustra claramente os riscos de um sistema de ensino superior totalmente gratuito: i) financiamento público insuficiente leva ao declínio da qualidade e a uma baixa capacidade de ampliação de vagas; e ii) ensino gratuito para todos significa menos dinheiro para ajudar os alunos mais necessitados com as tantas outras despesas em que incorrem. No entanto, a experiência inglesa sugere que manter a gratuidade para todos não é o único caminho para aumentar a quantidade, a qualidade e a equidade no ensino superior. Pelo contrário, gratuidade irrestrita pode, às vezes, trabalhar contra esses objetivos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Radar - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.