Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8935
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavalcante, Pedro Luiz Costa-
dc.contributor.authorGomide, Alexandre de Ávila-
dc.contributor.authorBarbosa, Sheila Cristina Tolentino-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2003-2014pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-29T19:25:36Z-
dc.date.available2019-01-29T19:25:36Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8935-
dc.description.abstractO objetivo do texto é avançar na compreensão de uma função precípua no governo: a coordenação de políticas públicas, que ganha mais relevância no âmbito do núcleo do governo, isto é, o conjunto de instituições e atores que prestam apoio direto na implementação das ações prioritárias definidas pelo chefe do Poder Executivo. Assim, a pesquisa analisa quais mecanismos, instrumentos e níveis de coordenação são, de fato, utilizados no processo de formulação e implementação de quatro políticas estratégicas durante os governos Lula e Dilma, são elas: i) Programa Bolsa Família (PBF); ii) Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); iii) programa Brasil Sem Miséria (BSM); e iv) Programa de Investimento em Logística (PIL). A investigação realiza revisão bibliográfica, análise documental de publicações oficiais e, principalmente, entrevistas com atores que ocuparam cargos-chave na Presidência da República e nos ministérios da Fazenda e do Planejamento nas duas gestões. A principal conclusão do estudo é que, apesar da existência de diversos instrumentos de coordenação formais e processuais, na prática, os instrumentos mais utilizados na coordenação dos programas prioritários são os informais e os criados ad hoc para esses programas. Além disso, o mecanismo hierárquico divide espaço com as estratégias de constituição de redes intragovernamentais, sobretudo, para resolução de conflitos e divergências entre os ministérios.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Coordenação de programas prioritários sob a perspectiva do núcleo do governo federal (2007-2014)pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2440 : A Coordenação de programas prioritários sob a perspectiva do núcleo do governo federal (2007-2014)pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical32 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Governo Centralpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Administração Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Estado::Programas Governamentaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Elaboração de Políticaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Cooperação Internacional::Projetos de Desenvolvimento::Execução de Projetospt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCoordenação governamentalpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordNúcleo de governopt_BR
dc.subject.keywordPoder Executivopt_BR
ipea.description.objectiveAvançar na compreensão de uma função precípua no governo: a coordenação de políticas públicas.pt_BR
ipea.description.methodologyMetodologia de Estudo de Casos: dados e informações coletados em pesquisa documental e, sobretudo, em entrevistas com atores que compuseram o núcleo de governo dos dois presidentes mencionados (Dilma e Lula).pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2440pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe paper’s main goal is to advance in the knowledge of a key function of the government: the policy coordination. This is even more relevant within the core of the government, which is a set of institutions and actors that provide direct support to implementation of priority actions defined by the president. Thus, the research analyzes what mechanisms, instruments and levels of coordination are actually used in the policymaking of four strategic policies during the Lula’s and Dilma’s administration, namely: i) Programa Bolsa Família (PBF); ii) Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); iii) Programa Brasil Sem Miséria (BSM); e iv) Programa de Investimento em Logística (PIL). The investigation employed bibliographic review, content analysis of official publications and, mainly, interviews with actors who occupied key positions in the Presidency and Ministries of Finance and Planning in both administrations. The main conclusion is that in spite of the existence of various formal and procedural coordination instruments, in practice, the instruments most used in priority policies coordination are informal and designed ad hoc for such programs. In addition, the hierarchical mechanism shares space with intra-governmental networking strategies, especially to solve conflicts and disagreements among ministries.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Td_2440.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2440_sumex.pdf127.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.