Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8961
Files in This Item:
File SizeFormat 
Políticas de inovação.pdf735.5 kBAdobe PDFView/Open
Title: Políticas de inovação pelo lado da demanda : a experiência da União Europeia
Authors: Squeff, Flávia de Holanda Schmidt
Abstract: Este capítulo tem por objetivo apresentar e discutir a experiência da União Europeia e de seus Estados-Membros no uso das políticas de inovação pelo lado da demanda. Considerando apenas as compras públicas, pode-se afirmar que existe um elevado poder de mercado para o alcance desses objetivos: em 2013, quase 14% do PIB da UE foram gastos com compras públicas, de modo que os governos, reunidos em diferentes níveis, efetuam dispêndios maiores que qualquer organização comercial do continente. Outras razões justificam o interesse específico deste capítulo no caso europeu. Tendo iniciado o movimento de institucionalização de diretivas de compras públicas voltadas para a inovação no começo dos anos 2000, o bloco aprovou novas diretivas em 2014, de modo que a reflexão feita para esse movimento é bem mais recente.
References: Capítulo publicado em: Políticas de inovação pelo lado da demanda no Brasil / organizador: André Tortato Rauen. – Brasília : Ipea, 2017. 481 p. : il., gráfs., mapas, fots. color
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Capítulos de Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.