Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8992
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Novas formas.pdf149.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Novas formas de tributação : imposto sobre movimentação financeira e impostos sobre grandes fortunas
Authors: Sachsida, Adolfo
Abstract: Este capítulo mostra que impostos sobre movimentação financeira, tais como a contribuição provisória sobre movimentação financeira (CPMF), que vigorou no Brasil entre 1997 e 2007, e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mesmo com alíquotas baixas, têm potencial de gerar perdas de bem-estar social. Isso ocorre porque, devido a seu caráter cumulativo, tais impostos punem severamente a produção de bens com longas cadeias de processos de produção. Tributos sobre movimentação financeira são uma péssima ideia do ponto de vista econômico, uma vez que distorcem muito as decisões econômicas, gerando assim uma grande perda de eficiência, que, em última instância, afeta negativamente a produtividade e o crescimento econômico de longo prazo. O capítulo também analisa e debate o imposto sobre grandes fortunas: herança e bens suntuários.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Tributação no Brasil : estudos, ideias e propostas : ICMS, seguridade social, carga tributária, impactos econômicos / organizador: Adolfo Sachsida. – Brasília : Ipea, 2017.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Sistema Tributário: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.