Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9029
Files in This Item:
File SizeFormat 
Federalismo e redistribuição.pdf218.25 kBAdobe PDFView/Open
Title: Federalismo e redistribuição intergovernamental de recursos no Brasil : um mapa do padrão de atuação federal no território no período recente (2000-2015) - Região Nordeste em perspectiva
Authors: Monteiro Neto, Aristides
Abstract: O capítulo apresenta a análise e a interpretação de como se combinaram variadas formas de intervenção governamental no nível federal - políticas e instrumentos - para promoção do crescimento e mudança estrutural regional. O texto propõe a existência de um padrão de intervenção governamental que acione elementos estruturais determinados por regras consolidadas no federalismo brasileiro - com elementos conjunturais - dados por opções de políticas postas em prática na última década e meia, pelo menos. Ao olhar em retrospecto para a atuação governamental entre 2000 e 2015, avalia-se o sentido e os resultados mais significativos do modo de atuação federal conduzido no período considerado. Espera-se, com isso, apreender de maneira qualificada o modus operandi da intervenção governamental sobre a questão regional brasileira a partir desta experiência contemporânea.
References: Capítulo publicado em: Desenvolvimento regional no Brasil : políticas, estratégias e perspectivas / Organizadores: Aristides Monteiro Neto, César Nunes de Castro, Carlos Antonio Brandão - Rio de Janeiro : Ipea, 2017.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.