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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9137
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ferrari, Tatiana Kolodin | - |
dc.contributor.author | Pompermayer, Fabiano Mezadre | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T15:32:06Z | - |
dc.date.available | 2019-04-12T15:32:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9137 | - |
dc.description.abstract | Este Texto para Discussão apresenta a avaliação dos critérios qualitativos considerados por embarcadores de carga quando vão contratar serviços de transporte (frete) junto a operadores logísticos e transportadores no Brasil. Para tanto, são utilizados os dados de uma enquete realizada pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em que um jogo de preferências declaradas foi simulado com os embarcadores. Foi possível obter os valores de predisposição a pagar (willingness to pay – WTP) para os atributos tempo, confiabilidade, flexibilidade e segurança, por meio de um modelo mixed logit. Em geral, o frete apresentou um peso de 83% no processo de escolha de operador pelos embarcadores; o tempo teve peso de 8%; e os demais atributos, em torno de 3% cada. Os resultados globais de WTP, para uma viagem com distância média de 500 km, foram de: R$ 2,33/t para a redução de uma hora de viagem; R$ 4,70/t para se ter 95% de certeza no horário de entrega (confiabilidade); R$ 5,14/t para que se tenha flexibilidade na entrega; e R$ 6,25/t para limitar as perdas em até 0,25% (segurança). Esses resultados variam em função da distância da viagem e da região do país para onde o embarcador irá enviar suas cargas. Entretanto, não houve variações significantes para o tipo de carga, possivelmente pela maior parte dos respondentes da enquete operar cargas industrializadas, enquanto apenas uma pequena parte operava granéis minerais e agrícolas. Uma função de custo generalizada de transporte foi proposta para ser utilizada em modelos de alocação em rede para planejamento da rede de transportes, como os da EPL. Com essa função de custo, será possível incorporar os fatores qualitativos considerados pelos embarcadores em suas escolhas de modo e rota de transporte, desde que os arcos da rede modelada contenham os respectivos índices de tempo, segurança e confiabilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos critérios de escolha de operador pelos embarcadores de carga : uma proposta de custos generalizados de transporte | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2465 : Avaliação dos critérios de escolha de operador pelos embarcadores de carga : uma proposta de custos generalizados de transporte | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 42 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Carregamento. Acondicionamento::Manuseio e Embalagem de Mercadorias::Carga | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Custos de Transporte | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Frete::Frete | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolha modal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parâmetros qualitativos em transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Função de custo generalizado de transporte | pt_BR |
ipea.description.objective | Avaliar os critérios qualitativos considerados por embarcadores de carga quando vão contratar serviços de transporte (frete) junto a operadores logísticos e transportadores no Brasil. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Metodologia de escolha modal e de calibração das curvas de elasticidade de demanda de transporte. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2465 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This Working Paper presents the evaluation of the qualitative criteria considered by cargo shippers when they contract freight services with logistic operators and transporters in Brazil. To do so, the data of a survey carried out by the Planning and Logistics Company (EPL), in which a set of stated preferences was simulated with the shippers, are used. It was possible to obtain the willingness to pay (WTP) values for the attributes time, reliability, flexibility and security, through a mixed logit model. In general, freight had a weight of 83% in the shippers’ process of choosing the carrier; the time had weight of 8%, and the other attributes around 3% each. The overall WTP results, for a trip with an average distance of 500 km, were: R$ 2.33/t for the reduction of one hour of travel; R$ 4.70/t to have 95% certainty in the delivery time (reliability); R$ 5.14/t for flexibility in delivery; and R$ 6.25/t to limit losses by up to 0.25% (security). These results vary depending on the distance of the trip and the region of the country where the cargo will be shipped. However, there were no significant variations for the type of cargo, possibly by most survey respondents operate with industrialized cargoes, while only a small part operated mineral and agricultural bulk. A generalized transport cost function was proposed to be used in network allocation models for transport network planning purposes. With such a cost function, it will be possible to incorporate the qualitative factors considered by the shippers into their transport mode and route choices, provided that the arcs of the modeled network contain the respective parameters of time, safety and reliability. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
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