Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9196
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inovações e alternativas.pdf341.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Inovações e alternativas institucionais para a transformação urbana em São Paulo
Authors: Paula, Pedro do Carmos Baumgratz de
Annenberg, Flávia Xavier
Abstract: Nesse capítulo surge a pergunta: quais são os principais desafios para a implantação dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana em São Paulo? Além de outros questionamentos que serão respondidos ao longo do capítulo. Faz um relato sobre a evolução da pesquisa coletiva e ao enquadramento da pesquisa individual nela, bem como às matizes metodológicas aportadas pelo Ipea neste estudo e às premissas teóricas de que parte o trabalho. Em outras palavras, a seção refere-se às teorias sobre as alternativas e o aprendizado institucional, e sobre a fundamentação sociológica do estudo dos instrumentos da ação pública. Para em seguida fazer uma busca às respostas aos problemas aventados, iniciando-se pelo tratamento das questões de desapropriação, revelando, em seguida, as alternativas e o experimentalismo institucional na implantação dos eixos.Passa-se, então, para o desenho institucional de um mercado de transferência do potencial construtivo (TPC) como uma alternativa aos obstáculos da desapropriação, apresentando mecanismos para a criação deste mercado. Apresenta a proposta de um modelo que viabilize as transferências segundo os fins da política dos eixos. Por fim, são mapeados os principais achados e indicações decorrentes da pesquisa, concluindo-se ser possível otimizar os fluxos de atuação administrativa por meio da criação de alternativas institucionais pensadas com vistas às necessidades específicas e contextuais dos eixos e com base na noção de aprendizado institucional.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Eixos de estruturação da transformação urbana: inovação e avaliação em São Paulo / Renato Balbim, Cleandro Krause, Editores - Rio de Janeiro: Ipea, 2016
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Regional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.