Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9270
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Governabilidade.pdf160.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Governabilidade e governança das águas no Brasil
Authors: Pagnoccheschi, Bruno
Abstract: Este capítulo tratará de alguns aspectos da governabilidade, entendida como a capacidade do Estado de incorporar um acervo legal e institucional que responda aos anseios dos cidadãos na implamentação de políticas públicas, além de abordar questões ligadas à governança, em especial no que se refere à forma como os processos no campo dos recursos hídricos foram e podem ser aperfeiçoados. Inicialmente, um histórico da institucionalidade dos recursos hídricos no Brasil destaca os principais momentos da construção do arcabouço legal e institucional relativo ao tema. Na sequência, são discutidos os aspectos gerais da governabilidade dos recursos hídricos no país, entendida como a forma e os processos por meio dos quais a política de recursos hídricos é implamentada no âmbito dos estados e do governo federal. Alguns dos principais desafios postos aos governos e à sociedade, muitos deles recorrentes, reclamam maior integração da capacidade de governo e o aprofundamento dos processo de governança.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Governança ambiental no Brasil : instituições, atores e políticas públicas / organizadora: Adriana Maria Magalhães de Moura . – Brasília : Ipea, 2016.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.