Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9348
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2496.pdf3.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2496_sumex.pdf123.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Produção em saúde do IPEA : contribuição à promoção do desenvolvimento socioeconômico brasileiro
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2496 : A Produção em saúde do IPEA : contribuição à promoção do desenvolvimento socioeconômico brasileiro
Authors: Vieira, Fabiola Sulpino
Abstract: A saúde constitui uma importante área de atuação do Ipea, que tem entre as suas finalidades a promoção e a realização de pesquisas e estudos sociais e econômicos, bem como a disseminação do conhecimento resultante, oferecendo à sociedade elementos para o conhecimento, assim como a superação de problemas e desafios do desenvolvimento brasileiro. Na perspectiva da relação entre saúde e desenvolvimento, o objetivo deste texto é analisar as contribuições do Ipea à promoção do desenvolvimento socioeconômico nacional, por meio de sua produção em saúde do período de 1982 a 2018. Realizou-se um estudo bibliométrico descritivo e relacional, a fim de descrever esta produção e de identificar as relações entre os diversos assuntos tratados nos documentos produzidos que são de interesse para as ciências da saúde (saúde humana), com ou sem interfaces com outras áreas do conhecimento. A análise do material mapeado foi feita com o suporte do software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionneles de Textes et de Questionnaires), versão 0.7 alpha 2, para tratamento dos dados qualitativos relativos aos descritores de assunto dos documentos. A partir da classificação hierárquica descendente (CHD), que utilizou 349 textos (77,7% do corpus textual), foram obtidas três categorias de assuntos que, em linhas gerais, se referem aos seguintes temas tratados nessa produção: i) financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), gastos em saúde e regulação governamental; ii) alocação de recursos e gestão em saúde; e iii) desigualdades nos níveis de saúde, no acesso aos serviços de saúde e participação social. Conclui-se que os pesquisadores do instituto têm produzido conhecimento e oferecido informação relevante sobre aspectos relacionados à saúde da população e ao setor saúde que impactam os fatores do desenvolvimento, especialmente no tocante à identificação de problemas e ao acompanhamento, ao monitoramento e à avaliação de políticas e programas públicos. Além disso, também se conclui que é possível potencializar essa contribuição na área da saúde, com a participação mais ativa do seu corpo técnico na elaboração de propostas, na formulação de políticas e no planejamento governamental de médio e longo prazos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.