Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9353
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Escola das maes.pdf894.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Escola das mães : como o design thinking contribuiu para diminuir a taxa de mortalidade infantil no município de Santos?
Authors: Macena, Ariel
Alvarenga, Camila
Guimarães, Germano
Pessoa, Lara
Abstract: Neste capítulo será mostrado que desde 1990, o município de Santos, localizado no litoral do estado de São Paulo, apresentava alto coeficiente de mortalidade infantil (CMI) - com índice de 33,9 óbitos para cada mil nascidos vivos. Desde antão, as ações de saúde foram focadas no controle de epidemias e na melhoria do saneamento básico. Nos anos 2000, o município conseguiu estabilizar o CMI, apesar de ainda possuir alto número de mortes de crianças com menos de 1 ano de idade. Em 2014, a taxa de mortalidade infantil era de 13,6 - em números absolutos, setenta bebês com menos de 1 ano de idade faleceram. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse coeficiente deve estar abaixo de dez óbitos por mil nascidos vivos. O capítulo descreve a metodologia utilizada pelo Grupo Tellus, o design thinking, e a concepção e a implementação da escola das mães.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Inovação e políticas públicas : superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Saúde: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.