Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVendramini, Louise Clarissa-
dc.contributor.authorZugman, Denise Kopp-
dc.contributor.authorOliveira, Everton de-
dc.coverage.spatialParaná, Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T21:20:27Z-
dc.date.available2019-11-05T21:20:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9437-
dc.description.abstractMostraremos neste capítulo que o conceito de vulnerabilidade social tem sido uma idée-force para análises e ações nas políticas públicas. A vulnerabilidade social envolve, além da precariedade de renda por um longo período, necessidades insatisfeitas em múltiplos âmbitos (escolaridade, alimentação, saúde, moradia, trabalho, transporte etc.), relações sociais fragilizadas, baixa capacidade de autogerenciamento e aspectos psicossociais desfavoráveis. Engloba a dupla dimensão da pobreza: privações materiais e privações de ordem subjetiva. Está diretamente vinculada ao não acesso a bens e serviços indispensáveis ao desenvolvimento do ser humano. A busca pela superação da vulnerabilidade social no estado do Paraná tem tido como principal estratégia o Programa Família Paranaense, criado em 2012. Coordenado pela SEDS, o programa é executado em regime de parceria entre estado e municípios, com participação das famílias e da comunidade, e se destina “à proteção e promoção das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado”.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleGamificação e aprendizagem de direitos e benefícios sociais : o jogo "Família Paranaense em Ação"pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 391-408 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Organizações Sociais::Grupos Vulneráveispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Administração Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovaçõespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Composição da População::Família::Bem-Estar da Famíliapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subject.keywordPolítica de inovaçãopt_BR
dc.subject.keywordAcompanhamento familiarpt_BR
dc.relation.referencesCapítulo publicado em: Inovação e políticas públicas: superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019.pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330-
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Desenvolvimento Social: Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gamificação e aprendizagem.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.