Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9438
Files in This Item:
File SizeFormat 
Jogo da regulação.pdf683.33 kBAdobe PDFView/Open
Title: Jogo da regulação : gamificação e design thinking para gerar empatia e experiências de aprendizagem no ambiente regulatório
Authors: Silva, Gustavo Henrique Trindade da
Medeiros, Camila
Abstract: O Objetivo deste capítulo é apresentar um caso de uso da gamificação para gerar empatia e experiências de aprendizagem acerca da dinâmica regulatória, com olhar humano e focado na complexidade das interações entre os diferentes grupos de interesses, para além de uma visão tecnicista ou reducionista da regulação. Uma vez que as instituições públicas estão sendo desafiadas a incorporar tecnologias do século XXI, como inteligência artificial, machine learning e biotecnologia, em um mundo hiperconectado através de computação ubíqua, que pressiona a transição de uma realidade analógica para digital. Também estão sendo desafiadas a considerar o comportamento e as necessidades das pessoas como variáveis indispensáveis para o desenho de políticas e serviços públicos mais relevantes para a população, em um cenário de escassez, volatilidade e imprevisibilidade.
References: Capítulo publicado em: Inovação e políticas públicas: superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Capítulos de Livros
Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.