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dc.contributor.authorRibeiro, Márcio Bruno-
dc.contributor.authorConceição, Júnia Cristina Péres Rodrigues da-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1999-2015pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T19:31:00Z-
dc.date.available2019-11-20T19:31:00Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9470-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo verificar a relação existente entre o produto interno bruto (PIB) do setor agrícola, o crédito rural e o investimento em infraestrutura de transportes no período 1999-2015. Para tanto, foi utilizada a metodologia de séries temporais aplicada a dados trimestrais, com a estimativa de um modelo vetorial de correção de erros (VECM, na sigla em inglês) e a realização de testes de causalidade de Granger (1969). Os resultados da estimativa do modelo apontaram a existência de uma relação de longo prazo negativa, mas com baixo impacto econômico, do investimento público em infraestrutura sobre o crédito rural e o PIB agrícola. Os resultados dos testes de causalidade evidenciaram a precedência temporal do PIB agropecuário para o crédito e o investimento público em infraestrutura, bem como do PIB agropecuário e do investimento público em infraestrutura para o crédito. Esses resultados sugerem que o crescimento do PIB agrícola teve o potencial de alavancar a demanda por crédito rural e por investimentos em infraestrutura. Por sua vez, no longo prazo, a concorrência por recursos entre os financiamentos da produção rural e dos investimentos públicos em infraestrutura resultou em impacto negativo sobre o setor agrícola.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Papel do crédito rural e da infraestrutura de transportes para o desenvolvimento da agricultura brasileirapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2521 : O Papel do crédito rural e da infraestrutura de transportes para o desenvolvimento da agricultura brasileirapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical36 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Agricultura::Economia Agrícola::Desenvolvimento Agropecuáriopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Agricultura::Produção Agropecuária::Tipos de Cultivo. Tipos de Agricultura::Agricultura Comercialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Rurais::Crédito Ruralpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura do Transportept_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCrédito ruralpt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura de transportespt_BR
dc.subject.keywordPIB agrícolapt_BR
ipea.description.objectiveVerificar a relação existente entre o produto interno bruto (PIB) do setor agrícola, o crédito rural e o investimento em infraestrutura de transportes no período 1999-2015pt_BR
ipea.description.methodologyAnálise empírica/ Econométricapt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2521pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndicept_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study aimed to verify the relationship for the period 1999-2015 among Brazilian agricultural gross domestic product (GDP), rural credit and transport infrastructure investment. For this purpose, the time series methodology was applied to quarterly data, involving an estimation of a vector error correction model (VECM) and Granger causality tests. The results of the estimation of VECM suggest a negative long run relationship from public infrastructure investment to rural credit and agricultural GDP, but with a low economic impact. Granger tests pointed causality from agricultural GDP to rural credit and public infrastructure investment, and from agricultural GDP and public investment to credit. These results suggest that agricultural GDP growth had the potential to leverage the demand for rural credit and infrastructure investments. On the other hand, the competition for resources between financing rural production and public infrastructure investment resulted in a negative impact on the agricultural sector in the long run.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAgricultura, Pecuária e Pescapt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros
Transportes: Livros

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