Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9475
Files in This Item:
File SizeFormat 
MDL e a construção.pdf495.07 kBAdobe PDFView/Open
Title: MDL e a construção do conhecimento em quantificações de redução de emissões de GEEs : da proposta inicial ao programa de atividades
Authors: Mozzer, Gustavo Barbosa
Pellegrino, Giampaolo Queiroz
Abstract: Neste capítulo veremos que o Protocolo de Quioto, por meio de seu Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), demonstrou a viabilidade de um instrumento de cooperação internacional em prol da mitigação dos efeitos da mudança do clima via transferência de tecnologia e desenvolvimento sustentável. Ademais, foi um catalisador de discussões e inovações tecnológicas, o qual movimentou vários segmentos da sociedade, desde atividades de pequena escala e grandes projetos industriais até academia, sociedade civil e setor político. Esse instrumento inovador promoveu o engajamento e estimulou a capacitação e formação de recursos humanos relacionados à problemática da mudança do clima. No Brasil, onde o MDL foi amplamente divulgado durante as fases iniciais de sua implementação, houve, certamente, uma popularização da percepção global dos riscos associados à mudança do clima, o que contribuiu para um maior engajamento da sociedade civil e interesse sobre o tema nas escolas e no setor produtivo.
References: Capítulo publicado em: egado do MDL: impactos e lições aprendidas a partir da implementação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no Brasil / organizadores: Flavia Witkowski Frangetto, Ana Paula Beber Veiga, Gustavo Luedemann. – Brasília: IPEA, 2018
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8854
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.