Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/955
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Luis Felipe Batista de | - |
dc.contributor.author | Soares, Sergei Suarez Dillon | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T13:22:46Z | - |
dc.date.available | 2013-05-20T13:22:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-20 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/955 | - |
dc.description.abstract | Apresentação da pesquisa descrita no Texto para Discussão (TD) homônimo, de número 1814. Tal pesquisa tencionou estimar o impacto do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a repetência escolar usando dados do Cadastro Único (CadÚnico), Projeto Frequência e censos da educação básica. Três abordagens foram utilizadas: i) comparação de crianças com e sem benefício, inscritas no CadÚnico; ii) impacto do valor do benefício estimado. mediante análise de regressão; e iii) impacto do percentual de crianças beneficiárias estimado usando escolas como unidade de análise. Os resultados são significativos e o PBF parece contribuir para alguma redução na probabilidade de repetência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.title | O impacto do Programa Bolsa Família sobre a repetência: resultados a partir do Cadastro Único, Projeto Frequência e censo escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | The impact of Bolsa Família on repetition: results from the Single Registry, Attendance Project and school census | pt_BR |
dc.type | Slides / Apresentações | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 22 slides. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bolsa família | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transferência de renda | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/954 | pt_BR |
ipea.description.objective | Observar o efeitos de programas de transferência de renda sobre indicadores educacionais. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Nota de conteúdo: relaciona-se com o homônimo Texto para Discussão (TD) de número 1814. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Presentation of the research described in the Discussion Paper namesake, number 1814. This research attempted to estimate the impacts of Bolsa Família upon grade repetition using matched data from the Single Registry, the Attendance Project and the annual school censuses. Three approaches are used: i) comparison of results for poor children in the Single Registry with and without the benefit; ii) estimation of treatment effect; and iii) estimation of the impact of the percentage of beneficiary children in a given school upon the average repetition in the school. The results are far from impressive but do show a modest drop in the probability of grade repetition. | pt_BR |
ipea.researchfields | Infraestrutura Econômica, Social e Urbana | pt_BR |
ipea.researchfields | Proteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidades | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Slides / Apresentações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Apresentação_TD_1814_O_impacto_do_Programa_Bolsa_Família_sobre_a_repetência.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.