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https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9647
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Melo, Valdir | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T21:02:26Z | - |
dc.date.available | 2020-02-04T21:02:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9647 | - |
dc.description.abstract | Levantamento, exposição e estudo de casos enriquecem as opções de conhecimento utilizáveis para fundamentar propostas de políticas públicas. O presente texto constrói uma justificativa de estudo de casos, em duas vertentes. Conforme a primeira, ciências naturais – ou mistas, pelo menos – também investigam casos, de modo que o método de estudos de casos não é característica exclusiva das ciências sociais. A segunda vertente tira partido de duas noções metodológicas, a de modelo e a de exemplos-padrões (exemplars). Pode-se tomar cada um dos casos relevantes dentro de uma disciplina como modelo científico ou cognitivo de outros casos a constatar ou a examinar. Em uma interpretação alternativa, certos casos importantes podem servir como ‘casos exemplares’ ou ‘casos emblemáticos’. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Estudos de casos e casos exemplares : um aspecto da fundamentação de propostas de políticas públicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2537 : Estudos de casos e casos exemplares : um aspecto da fundamentação de propostas de políticas públicas | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 32 p. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Métodos de Pesquisa. Teoria::Métodos de Pesquisa. Teoria::Metodologia | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Pesquisa. Ciência::Pesquisa. Ciência | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::Estudos de Casos | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos de casos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nomotético e idiográfico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo científico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exemplo-padrão de Kuhn | pt_BR |
ipea.description.objective | Construir uma justificativa de estudo de casos em duas vertentes. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Estudo de casos | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2537 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Surveys of cases and case studies enrich the fund of knowledge that may serve as a base for proposals of public policy. The present text gives two reasons and constructs a defense of case studies. First, natural sciences – or, perhaps should one say, mixed sciences – also investigate cases, so that the method of cases is not a peculiarity of the social sciences. Second, one may resort to two major methodological notions, that of model and that of Kuhn’s exemplars. Hence, one may interpret a relevant case within a discipline as a scientific or cognitive model of actual or possible cases in the field. An alternative interpretation is to see some relevant cases as exemplars (paradigmatic cases). | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Administração Pública. Governo. Estado | pt_BR |
ipea.classification | Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Livros Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros |
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