Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9661
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Caroline Nascimento | - |
dc.contributor.author | Castro, César Nunes de | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T20:04:45Z | - |
dc.date.available | 2020-02-07T20:04:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9661 | - |
dc.description.abstract | Este texto faz uma breve análise dos principais indicadores educacionais no espaço rural brasileiro, em oposição aos indicadores do espaço urbano.De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (dados de 2013), há permanência de um gap de desenvolvimento entre o rural e o urbano no país. Apesar da Revolução Verde vivenciada no campo entre 1960 e 1970, o rural ainda padece com os piores indicadores, não somente na educação, mas em outras variáveis sociais. A situação é ainda mais delicada nas localidades à margem do agronegócio brasileiro, que vivem de atividades menos capitalizadas, o que aprofunda o ciclo vicioso da pobreza. Diagnosticado o desnível qualitativo na educação rural, o texto procede com uma análise sobre o papel do Estado e das políticas públicas no enfrentamento do problema. Questiona-se, assim, quais opções estão disponíveis na tentativa de fornecer um serviço educacional de melhor qualidade para atender a tantas comunidades rurais espalhadas pelo território brasileiro, muitas das quais fazem parte das regiões com os piores indicadores socioeconômicos do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Educação : contraste entre o meio urbano e o meio rural no Brasil | pt_BR |
dc.type | Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 63-74 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Pública | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Tipos de Escolas::Escolas Rurais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Rurais::População Rural | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Indicadores Educacionais | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educação | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento urbano e rural | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9607 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 21 jul./dez. 2019. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | Infraestrutura Econômica, Social e Urbana | pt_BR |
ipea.researchfields | Proteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidades | pt_BR |
ipea.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento Social: Artigos Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUA21_Ensaio5.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.