Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Caroline Nascimento-
dc.contributor.authorCastro, César Nunes de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-07T20:04:45Z-
dc.date.available2020-02-07T20:04:45Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9661-
dc.description.abstractEste texto faz uma breve análise dos principais indicadores educacionais no espaço rural brasileiro, em oposição aos indicadores do espaço urbano.De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (dados de 2013), há permanência de um gap de desenvolvimento entre o rural e o urbano no país. Apesar da Revolução Verde vivenciada no campo entre 1960 e 1970, o rural ainda padece com os piores indicadores, não somente na educação, mas em outras variáveis sociais. A situação é ainda mais delicada nas localidades à margem do agronegócio brasileiro, que vivem de atividades menos capitalizadas, o que aprofunda o ciclo vicioso da pobreza. Diagnosticado o desnível qualitativo na educação rural, o texto procede com uma análise sobre o papel do Estado e das políticas públicas no enfrentamento do problema. Questiona-se, assim, quais opções estão disponíveis na tentativa de fornecer um serviço educacional de melhor qualidade para atender a tantas comunidades rurais espalhadas pelo território brasileiro, muitas das quais fazem parte das regiões com os piores indicadores socioeconômicos do Brasil.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEducação : contraste entre o meio urbano e o meio rural no Brasilpt_BR
dc.typeBoletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 63-74 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação Públicapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Tipos de Escolas::Escolas Ruraispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Rurais::População Ruralpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Indicadores Educacionaispt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Desenvolvimento da Educação::Qualidade da Educaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordEscola ruralpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento urbano e ruralpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9607pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 21 jul./dez. 2019.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.researchfieldsInfraestrutura Econômica, Social e Urbanapt_BR
ipea.researchfieldsProteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidadespt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Desenvolvimento Social: Artigos
Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUA21_Ensaio5.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.