Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSchneider, Andrei Cesar-
dc.contributor.authorArcego, Emily-
dc.contributor.authorSchneider, Andrea Cassia-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-30T13:50:23Z-
dc.date.available2020-03-30T13:50:23Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9760-
dc.description.abstractO Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma política pública brasileira desenvolvida com o propósito de promover acesso ao ensino superior oferecendo bolsas em Instituições de Ensino privadas para estudantes de baixa renda. Como compensação, o Governo oferece isenções de impostos às Universidades participantes, de modo que, desde 2005 até 2010, o Programa distribuiu mais de 1.4 milhões de bolsas. Este trabalho se propõe a investigar a efetividade do Programa através da análise de dados quantitativos da sua própria base de informações e qualitativos provenientes da bibliografia selecionada. Tal análise foi inserida no contexto das demais políticas públicas de acesso ao ensino superior e da perspectiva do Direito e Desenvolvimento de Amartya Sem e Douglas North. A partir dos dados quantitativos é possível observar que o Programa tem se mostrado efetivo. No entanto, os dados qualitativos indicam conclusões contraditórias e demonstram a necessidade de melhor abordagem diante da quantidade de variáveis.pt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleThe University for all Program (Prouni) : from statistics up to the law and development approachpt_BR
dc.title.alternativeO Programa Universidade para Todos (Prouni) : das estatísticas à abordagem do direito e desenvolvimentopt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 409-436 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Política Educacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Instituições de Ensino Superior::Instituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordProunipt_BR
dc.subject.keywordPolítica pública educacionalpt_BR
dc.subject.keywordDireito e desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordAcesso ao ensino superiorpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9713pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 52, jan./ jun. 2019pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês, espanhol e francês.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe University for All Program (Prouni) is a Brazilian public policy developed in order to increase the access to higher education. This program offers scholarships in private institutions for people who have low income. In so doing, the Government offers tax exemptions for these Universities. The Program has distributed over than 1.4 million scholarships for people with low income from 2005 to 2010. This work investigated the effectiveness of the Program by analyzing quantitative data through the Program own database and qualitative data from selected bibliography. Furthermore, it is also included in the context of other public policies that give access to higher education and follows the perspective of Law and Development based on Sen and North’s approach. The quantitative data suggests that Prouni has been effective. However, the qualitative evidences indicate some contradictory conclusions. They demand a better approach due to the large amount of variables.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationSistema Monetário. Finanças. Bancospt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n52_university.pdf220.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.