Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFernandez, Rodrigo Nobre-
dc.contributor.authorRosa, Taciane Coutinho da-
dc.contributor.authorCarraro, André-
dc.contributor.authorShikida, Claudio Djissey-
dc.contributor.authorCarvalho, Áurea Regina Evangelista Soares Franco de-
dc.coverage.spatialBelo Horizonte, MGpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-30T14:52:03Z-
dc.date.available2020-03-30T14:52:03Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9767-
dc.description.abstractNeste trabalho, fez-se um estudo dos contratos de concessão na modalidade de parceria público-privada (PPP) no setor educacional, analisando os primeiros resultados dos contratos pioneiros existentes no Brasil. São apresentados alguns modelos de contratos empregados internacionalmente (vouchers e charters) para discutir a possibilidade de utilização de PPPs no contexto brasileiro. Desse modo, analisa-se o caso de uma PPP brasileira na área educacional, na cidade de Belo Horizonte. Como principais resultados dessa parceria, estão a redução no tempo de construção da escola e o maior tempo que diretores se dedicam para atividades pedagógicas. Não existe ainda avaliação de impacto sobre a qualidade do ensino.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleParcerias público-privadas : uma alternativa para a educação brasileirapt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 389-408 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Administração do Ensinopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Planejamento Econômico::Políticas Públicaspt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordParcerias público-privadaspt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordInfraestruturapt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9713pt_BR
ipea.description.objectiveAvaliar os resultados obtidos pelos contratos pioneiros de no setor educacional da cidade de Belo Horizonte, do estado de Minas Gerais no Brasil.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 52, jan./ jun. 2019.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractIn this work a public-private partnership contract in the educational sector is analyzed, presenting the contextualization of public-private partnerships and educational situations in Brazil, as well as the analysis of some of the models implemented internationally (vouchers and charters) with the purpose of discussing its use in the Brazilian context. Some international models of partneships are reviewed in order to discuss their application in the Brazilian context. The first and only one case of a in the Brazilian educational sector has as main results the shortening of the school’s building time and the lengthening of the time dedicated to pedagogical activities by the school’s bureau. There is no impact evaluation about the quality of the learning yetpt_BR
ipea.researchfieldsInfraestrutura Econômica, Social e Urbanapt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationPequenas, Médias e Grandes Empresaspt_BR
Appears in Collections:Educação: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n52_parceria.pdf227.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.