Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9770
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Arraes, Ronaldo Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Mariano, Francisca Zilania | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-30T15:12:48Z | - |
dc.date.available | 2020-03-30T15:12:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9770 | - |
dc.description.abstract | Este artigo contribui com a literatura, ao trazer novas evidências sobre os diferenciais de desempenho entre os alunos de nível médio de escolas privadas regulares e escolas públicas; estas representadas pelas profissionalizantes que detêm os alunos com melhores resultados escolares. A aplicação empírica diferencia-se pela utilização de regressão quantílica incondicional (RQI) com aplicação da decomposição de Oaxaca-Blinder. Constatou-se haver superioridade dos alunos das escolas privadas em todas as áreas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente em redação, cujos diferenciais de performance oscilaram entre 12% e 16% ao longo da distribuição. A decomposição detalhada dos efeitos indicou que escolaridade e renda dos pais se destacam para explicar tais diferenciais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Decomposição quantílica incondicional dos diferenciais de desempenho entre alunos de escolas privadas e públicas profissionalizantes | pt_BR |
dc.type | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://ppe.ipea.gov.br/ | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 29-80 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Rendimento Escolar | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Escolas Profissionalizantes | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Tipos de Escolas::Escolas Privadas | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Ensino Técnico | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas profissionalizantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas privadas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decomposição quantílica incondicional | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9721 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 49, n. 03, dez. 2019. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Resumos em português e inglês. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas. | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | The article contributes to the literature by bringing new evidences on the performance differentials between high school students of vocational public schools and regular private schools. The empirical application is distinguished by applying unconditional quantile regression with the Oaxaca-Blinder decomposition. Private schools’ students were found to possess superior performance in all areas of the Enem examination, especially in writing, whose performance differentials ranged from 12% to 16% throughout the distribution. The decomposition of the effects indicated that schooling and parents’ earnings are very relevant to explain such differentials | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v49_n03_Decomposição.pdf | 5.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.