Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10126
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2573.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2573_sumex.pdf68.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Crédito e crescimento regional no Brasil : o BNDES versus bancos privados e públicos
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2573 : Crédito e crescimento regional no Brasil : o BNDES versus bancos privados e públicos
Authors: Ehrl, Philipp
Pereira, Greisson Almeida
Zanchi, Vinicius Vizzotto
Abstract: Este Texto para Discussão distingue como a fonte dos empréstimos afetou o produto interno bruto (PIB) per capita dos municípios brasileiros entre 2007 e 2016. Um conjunto único de dados nos permite discriminar entre os efeitos de empréstimos oferecidos tanto por bancos comerciais públicos quanto privados e empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fornecidos direta ou indiretamente, por meio de instituições financeiras credenciadas. Utilizando a estimação de método dos momentos generalizado sistêmico (system-generalized method of moments), descobrimos que o crédito livre de bancos comerciais públicos possui o maior efeito sobre o crescimento econômico devido à sua distribuição regional. No âmbito do BNDES, os empréstimos indiretos se mostraram como os mais robustos e significativos, já que esse mecanismo visa primariamente a empresas em regiões pequenas, com pouca disponibilidade de crédito e cuja oferta é anticíclica.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.