Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10179
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FirmandoAlicerIgualdade.pdf657.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Firmando os alicerces da igualdade de oportunidades educacionais : o Programa de Alfabetização na Idade Certa do Ceará
Authors: Maia, Maurício Holanda
Abstract: O Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), da Seduc-CE, surpreende por sua longevidade e impressiona por seus resultados. Iniciado em 2007, o programa já atravessou três ciclos de gestão do governo estadual, chegando agora ao seu 12° ano de funcionamento com condições propícias a sua continuidade e aperfeiçoamento. O governo estadual mantém seu compromisso e interesse em continuá-lo, assim como se mantém igualmente positiva a disposição à colaboração dos gestores municipais – prefeitos e equipes das secretarias municipais de educação (SMEs) – em operacionalizá-lo nas escolas sob sua responsabilidade, o que denota que o programa continua tendo boa aceitação entre diretores e professores. Quanto aos seus resultados, o Paic produziu avanços impressionantes na garantia da alfabetização das crianças ao final do 2° ano do ensino fundamental (EF) – aos 7 anos de idade. As melhorias na aprendizagem se estenderam até o 5°ano com fortes traços de maior equidade.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9862
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Educação: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.