Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1022
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1785.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Apoio à exportação: evidências empíricas e desafios para futuras pesquisas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1785: Apoio à exportação: evidências empíricas e desafios para futuras pesquisas
Export assistance: a literature review and challenges for future research
Authors: Schmidt, Flávia de Holanda
Silva, Jorge Ferreira da
Abstract: O fortalecimento do compromisso com a assistência à exportação e o estabelecimento de programas completos para aumentar a atividade exportadora das firmas são parte das políticas públicas de quase todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Nas últimas décadas, não apenas houve aumento dos valores dedicados pelos governos a essas ações como o número de agências de apoio à exportação triplicou no contexto do desenvolvimento de estratégias nacionais de exportações em todo o mundo. A despeito da contribuição sobre o tema já estar presente na agenda de muitos autores há mais de trinta anos, aspectos metodológicos e conceituais contribuíram para que, ainda na atualidade, persistam divergências sobre os efeitos e impactos da adoção de programas de apoio à exportação no desempenho exportador das firmas apoiadas. Considerando que os recursos governamentais são escassos e exigem o máximo de esforços para a melhor eficiência alocativa e que, dessa forma, políticas públicas precisam ser fortemente baseadas em evidências, quantidade significativa de estudos empíricos dedicados ao entendimento do apoio à exportação foi desenvolvida recentemente na área de Negócios Internacionais. Este trabalho tem como objetivo contemplar o estado atual das questões ligadas à promoção de exportações e contribuir para o desenvolvimento de maior entendimento sobre o fenômeno, a partir de uma revisão dos trabalhos empíricos sobre o tema publicados entre 1992 e 2011. O ano de 1992 foi estabelecido como referência para o início do período porque o trabalho de Diamantopoulos, Schlegelmilch e Tse (1993), última revisão sobre o tema identificada, englobou o período compreendido entre 1971 e 1991. Todos os 25 artigos identificados foram codificados de acordo com um mesmo método de análise, baseado em critérios objetivos. A análise feita indica que a produção evoluiu entre os dois subperíodos analisados em quantidade e em qualidade, e evidencia progresso ao longo do período total, especialmente em relação à diversificação dos loci de pesquisa, à adoção de técnicas estatísticas mais robustas e ao advento de estudos longitudinais. Algumas limitações, entretanto, ainda foram constatadas mesmo em estudos mais recentes e, nesses casos, algumas recomendações para os pesquisadores são feitas. Considerando que o apoio à exportação é uma das áreas em que a pesquisa em Negócios Internacionais pode gerar maiores contribuições simultaneamente úteis para os gestores de políticas públicas e para os practitioners, espera-se que as questões apontadas sejam úteis para o desenvolvimento de melhores investigações empíricas sobre o tema no futuro.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1023
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros
Pequenas, Médias e Grandes Empresas: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.