Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10266
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_2599.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TD_2599_sumex.pdf | 555.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Mapeando o debate sobre o Sistema Nacional de Educação : o que dizem as propostas sobre a criação de uma nova instância de pactuação |
Other Titles: | Texto para Discussão (TD) 2599 : Mapeando o debate sobre o Sistema Nacional de Educação : o que dizem as propostas sobre a criação de uma nova instância de pactuação |
Authors: | Pontes, Pedro Arthur de Miranda Marques Licio, Elaine Cristina |
Abstract: | A proposta da construção de um sistema nacional de educação perpassa a política educacional brasileira desde pelo menos a década de 1930, quando da publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. A partir da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a consolidação desse projeto passou a ser relacionada à regulamentação do regime de colaboração, tendo em vista a necessidade, percebida por diversos atores do campo educacional, de formatar as relações federativas no contexto da mitigação de desigualdades regionais. No entanto, apesar de diversas tentativas, a matéria ainda não se encontra regulamentada. Atualmente, propostas apresentadas por diversos atores da política pretendem realizar essa tarefa. Este trabalho analisa e compara as propostas mais recentes de regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE), concentrando-se no tema das instâncias de pactuação e suas atribuições. Além de interpretar principais consensos e dissensos da agenda, o mapeamento proposto verifica em que medida a possível construção do SNE pode alterar o status quo no que diz respeito à autonomia dos entes federativos. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Texto para Discussão (TD) |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.