Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10318
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EsferaProdutivae_Cap_6.pdf4.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Esfera produtiva e reprodutiva : dimensões e desafios para as mulheres
Authors: Engel, Cíntia Liara
Abstract: A discussão sobre a definição de quais atividades fazem parte da esfera produtiva e como diferentes estratos da população conseguem acessar tal esfera, permanecer nela e gerar renda, no sistema capitalista, é fundamental para compreender consequências concretas das estratificações de gênero e raça. Um dos objetivos principais da Plataforma de Beijing prevê a garantia de que mulheres e meninas estejam diretamente incluídas e envolvidas no desenvolvimento econômico e social. Esse envolvimento se relaciona com a busca pela participação igualitária de mulheres no mercado de trabalho, e, ainda, com o aumento de sua influência decisória nos rumos da economia. No entendimento deste documento, a própria consolidação da democracia depende da promoção da igualdade de acesso a recursos e de uma equalização das relações de gênero no mercado de trabalho.
metadata.dc.relation.references: Capítulo de livro publicado em: Beijing +20 : avanços e desafios no Brasil contemporâneo / Organizadoras: Natália Fontoura, Marcela Rezende, Ana Carolina Querino – Brasília: Ipea, 2020.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10307
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.