Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10433
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2623.pdf2.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2623_sumex.pdf134.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Os Impactos das transferências intergovernamentais nos incentivos orçamentários dos municípios brasileiros
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2623 : Os Impactos das transferências intergovernamentais nos incentivos orçamentários dos municípios brasileiros
Authors: Alves, Pedro Jorge Holanda
Araujo, Jevuks Matheus
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da descentralização fiscal no comportamento dos decisores de políticas municipais do Brasil. O trabalho utiliza os três primeiros cutoffs das regras de transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e aplica um modelo de regressão descontínua (RDD) para captar os efeitos dessas transferências no orçamento municipal de 2013 a 2016. A hipótese comportamental é que os ganhos de transferências podem gerar: i) incentivos perversos, se os ganhos se destinarem aos gastos com pessoal e administrativo ou diminuírem as receitas próprias; ou ii) incentivos benéficos, se os ganhos forem aplicados aos gastos com educação ou saúde. Os resultados encontrados para as estimativas do modelo de painel de dados indicam que o acréscimo de receita exógeno gera aumento significativo do gasto apenas na função administrativa e na relacionada ao desporto e lazer e que o possível canal para esse aumento de gastos deve ser destinado ao aumento de número de empregados com cargo comissionado. Esses resultados indicam que as transferências geram apenas incentivos perversos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.