Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10438
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pgmb_rm_manaus_complemento_b.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Construção do urbano-territorial na Amazônia : entendimentos práticos de Manaus e sua Região Metropolitana : o processo de contratação, elaboração e implementação dos PDUIs, contemplando as soluções de governança do plano, a definição dos instrumentos, os arranjos de gestão e a solução de conflitos de uso e ocupação do solo : componente B : relatório de pesquisa
Other Titles: Projeto Governança Metropolitana no Brasil
Authors: Monteiro, Artur Sgambatti
Oliveira, Lyvia Amado de
Pinheiro, Heitor Paulo
Santos Junior, Marcelo Augusto dos
Schor, Tatiana
Abstract: Este texto se desdobra em duas principais discussões. A primeira sobre o arranjo jurídico e institucional acerca do histórico da criação da RM de Manaus e de seus instrumentos de gestão interfederativa – como seu primeiro Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) – e atividades de movimentos da sociedade civil, como o recente histórico de atuação do Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM), que vem contribuindo e qualificando a discussão metropolitana em Manaus, bem como orientando a discussão para a implantação do seu Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) conforme legislação atual, qualificando sua gestão interfederativa e territorial. Em seu segundo momento, o texto se dedica à elucidação da natureza urbana na Amazônia e, especialmente, em Manaus e na região de forma a caracterizar sua singularidade no arranjo metropolitano nacional.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Relatórios de Atividades / Técnicos
Desenvolvimento Regional: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.