Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Joana Simões de Melo-
dc.contributor.authorSilveira, Fernando Gaiger-
dc.contributor.authorCosta, Roberta-
dc.contributor.authorWaltenberg, Fábio Domingues-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2005-2015pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-03T20:23:12Z-
dc.date.available2021-03-03T20:23:12Z-
dc.date.issued2021-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10500-
dc.description.abstractNeste trabalho, descrevem-se as mudanças no acesso à educação superior e no perfil do seu alunado, bem como a evolução do impacto redistributivo do investimento em educação superior pública, durante o período 2001-2015, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/ ) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC). A expansão da educação superior caminhou rumo a uma maior democratização do acesso especialmente nas universidades públicas e no período 2005-2015. Como resultado, uma proporção maior do investimento do governo em educação superior pública passou a alcançar os estratos mais pobres da sociedade e, além disso, esse nível de educação vem deixando de contribuir para a concentração da renda.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleExpansão da educação superior e progressividade do investimento públicopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2631 : Expansão da educação superior e progressividade do investimento públicopt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical38 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Investimentopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordDesigualdadept_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordInvestimento socialpt_BR
ipea.description.objectiveDescrever, de forma sistemática, as mudanças de acesso e perfil, além da evolução do impacto redistributivo do investimento em ensino superior público, ao longo do período 2001-2015.pt_BR
ipea.description.methodologyModelagem para análise do efeito redistributivo do investimento em ensino superiorpt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2631pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper describes changes that occurred in the Brazilian tertiary education system considering information from household surveys and from administrative data collected by the Ministry of Education. A movement toward democratizing access occurred especially in public universities and in the period 2005-2015. As a result, a higher share of government investment in public universities has reached socially worse-off strata, and the public investments in tertiary education no longer contribute to increase income inequality.pt_BR
ipea.researchfieldsInfraestrutura Econômica, Social e Urbanapt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationSistema Monetário. Finanças. Bancospt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2631.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2631_sumex.pdf121.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.