Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10557
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2641.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2641_sumex.pdf130.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma Análise da contribuição do FUNDEB sobre a qualidade da educação pública dos municípios brasileiros
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2641 : Uma Análise da contribuição do FUNDEB sobre a qualidade da educação pública dos municípios brasileiros
Authors: Becker, Kalinca Léia
Abstract: Este estudo analisou o efeito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) dos municípios por meio da estimação de um modelo de painel espacial com informações de 2007 e 2017, que contemplam os dez anos da implementação do fundo. Os resultados indicaram que o aumento de 10% no valor do Fundeb por aluno recebido pelo município elevou em, aproximadamente, um ponto a nota do Saeb. Já o aumento do valor do fundo nos municípios vizinhos contribuiu para aumentar em, aproximadamente, três pontos a nota Saeb do município. Esses resultados são uma evidência em favor da hipótese de que o Fundeb incentivou a gestão e adoção de boas práticas na educação municipal, que influenciam as decisões e o comportamento dos gestores dos municípios vizinhos para também melhorar suas práticas e resultados.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.