Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10608
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, Maurício Cortez-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1980-2010pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-21T11:24:36Z-
dc.date.available2021-05-21T11:24:36Z-
dc.date.issued2021-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10608-
dc.description.abstractEste estudo procura investigar o comportamento observado no Brasil entre 1980 e 2010 para a proporção de trabalhadores com ensino superior em ocupações com menor exigência ocupacional. Utilizando informações de quatro edições do CensoDemográfico, os resultados indicam que alterações no perfil dos trabalhadores brasileiros com formação superior (incluindo características demográficas e por área de formação) representam em torno de 30% do aumento de 10 pontos percentuais (p.p.) verificado no período. A composição dos trabalhadores por área de estudo se destaca como o fator mais importante. De acordo com as estimativas, o aumento da sobre-educação no Brasil teria sido expressivo mesmo que as características individuais observáveis dos trabalhadores tivessem permanecido as mesmas de 1980, quando uma parcela muito pequena da população possuía esse nível educacional.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEducação superior e sobre-educação no Brasil entre 1980 e 2010pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2655 : Educação superior e sobre-educação no Brasil entre 1980 e 2010pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical25 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral::Educaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordSobre-educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
ipea.description.objectiveInvestigar o comportamento observado no Brasil entre 1980 e 2010 para a proporção de trabalhadores com ensino superior em ocupações com menor exigência ocupacional.pt_BR
ipea.description.methodologyAplicação da decomposição aos modelos Logit e Probit (econometria)pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2655pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis study investigates the pattern of overeducation among Brazilian graduates between 1980 and 2010. Making use of information from the last four population censuses, estimates show that changes in workers’ demographic characteristics and shifts in the workers’ distribution across fields of study represent around 30% of the 10 percentage points increase in the rate of overeducation verified during this three decades period. Although the distribution of workers across fields of study played an important role, the increase in the rate of overeducation would be substantial even if the workers’ profile remained fixed at the 1980 level, when a quite small share of the Brazilian population had a graduate degree.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2655.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2655_sumex.pdf123.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.