Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10608
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Maurício Cortez | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.coverage.temporal | 1980-2010 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T11:24:36Z | - |
dc.date.available | 2021-05-21T11:24:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10608 | - |
dc.description.abstract | Este estudo procura investigar o comportamento observado no Brasil entre 1980 e 2010 para a proporção de trabalhadores com ensino superior em ocupações com menor exigência ocupacional. Utilizando informações de quatro edições do CensoDemográfico, os resultados indicam que alterações no perfil dos trabalhadores brasileiros com formação superior (incluindo características demográficas e por área de formação) representam em torno de 30% do aumento de 10 pontos percentuais (p.p.) verificado no período. A composição dos trabalhadores por área de estudo se destaca como o fator mais importante. De acordo com as estimativas, o aumento da sobre-educação no Brasil teria sido expressivo mesmo que as características individuais observáveis dos trabalhadores tivessem permanecido as mesmas de 1980, quando uma parcela muito pequena da população possuía esse nível educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Educação superior e sobre-educação no Brasil entre 1980 e 2010 | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2655 : Educação superior e sobre-educação no Brasil entre 1980 e 2010 | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 25 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - Geral::Educação | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sobre-educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
ipea.description.objective | Investigar o comportamento observado no Brasil entre 1980 e 2010 para a proporção de trabalhadores com ensino superior em ocupações com menor exigência ocupacional. | pt_BR |
ipea.description.methodology | Aplicação da decomposição aos modelos Logit e Probit (econometria) | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2655 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This study investigates the pattern of overeducation among Brazilian graduates between 1980 and 2010. Making use of information from the last four population censuses, estimates show that changes in workers’ demographic characteristics and shifts in the workers’ distribution across fields of study represent around 30% of the 10 percentage points increase in the rate of overeducation verified during this three decades period. Although the distribution of workers across fields of study played an important role, the increase in the rate of overeducation would be substantial even if the workers’ profile remained fixed at the 1980 level, when a quite small share of the Brazilian population had a graduate degree. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2655.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open | |
td_2655_sumex.pdf | 123.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.