Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1073
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1774.pdf553.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Eficiência regulatória: análise de sobrevivência aplicada a trajetória de registro de medicamentos genéricos
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1774: Eficiência regulatória: análise de sobrevivência aplicada a trajetória de registro de medicamentos genéricos
Regulatory efficiency: survival analysis applied to trajectory registration of generic medicines
Authors: Soares, Mônica da Luz Carvalho
Garcia, Leila Posenato
Melo, Sâmia Rocha de Oliveira
Rocha, Daniela Barros
Piras, Stefania Schimaneski
Braga, Hugo do Amaral
Abstract: Ao longo dos últimos anos, um novo e desafiante cenário no registro de medicamentos genéricos vem sendo gradativamente incorporado na rotina de análise dos dossiês de registro apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela indústria farmacêutica, no Brasil. Neste trabalho, são calculados os prazos para obtenção de registro de medicamentos genéricos e os principais pontos envolvidos no ganho ou na perda de eficiência neste processo. São apresentados os conceitos atuais incorporados na regulação dos medicamentos genéricos, tais como genéricos inéditos, medicamentos priorizados e medicamentos clones. A amostra foi composta por 323 medicamentos genéricos registrados em 2010. Para análise dos dados, foi estimado um modelo de sobrevivência que contemplou os parâmetros envolvidos na trajetória de registro de um medicamento genérico. Como principais resultados, foram encontrados períodos para obtenção de registro na Anvisa de até 626 dias para medicamentos não priorizados e 429 dias para medicamentos com análise priorizada - que, porém, diminuíram para 323 dias com os procedimentos de análise in loco (auditorias de registro), e aumentaram para 1.018 dias com arquivamentos temporários solicitados pelas indústrias farmacêuticas. Um dado inesperado foi a quantidade de processos arquivados/encerrados pelas empresas farmacêuticas (26% do total de processos auditados) após as auditorias de registro. Conclui-se que os resultados encontrados apontam para mudanças racionais nos procedimentos de registro de medicamentos genéricos no Brasil com foco nas auditorias de registro e na qualidade dos dossiês de registro apresentados pela indústria farmacêutica.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.