Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1076
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1771.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Investimentos dos governos subnacionais no Brasil: estimação e análise por modelos de espaço de estado
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1771: Investimentos dos governos subnacionais no Brasil: estimação e análise por modelos de espaço de Estado
Investments by subnational governments in Brazil: estimation and analysis by state space models
Authors: Orair, Rodrigo Octávio
Silva, Wesley de Jesus
Abstract: A carência de séries agregadas de alta frequência e os problemas não triviais que devem ser enfrentados para estimação destas séries criam obstáculos à pesquisa aplicada nas finanças públicas subnacionais. Os modelos de espaço de estados (MEEs) fornecem um arcabouço para lidar com uma ampla gama destes problemas, e as técnicas que derivam desta abordagem, como a desagregação temporal e a previsão contemporânea, são utilizadas neste trabalho para estimar as séries mensais dos investimentos dos governos subnacionais no período 2002-2011. O arcabouço de MEE também provê um instrumento para análise destas séries. Entre os resultados encontrados, pode-se destacar a estimação endógena de componentes cíclicos coincidentes com os ciclos eleitorais, tanto nos investimentos do governo estadual quanto do governo municipal, provendo-se evidências empíricas para a literatura sobre ciclos políticos eleitorais, inéditas em séries agregadas de alta frequência das finanças públicas subnacionais. As técnicas utilizadas também podem ser facilmente adaptáveis às demais séries relevantes. O objetivo do trabalho é apresentar um arcabouço metodológico tanto para estimação de séries atualizadas em alta frequência quanto para análise do desenvolvimento das séries das finanças públicas subnacionais, fornecendo-se um instrumental útil para o monitoramento da política fiscal e para a pesquisa macroeconômica aplicada.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.