Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10773
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Luíza Mônica Assis da-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T14:06:48Z-
dc.date.available2021-08-24T14:06:48Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10773-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo verificar se os requisitos relativos aos indicadores sobre comunicações, definidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no âmbito das Diretrizes sobre Conduta Empresarial Responsável de Empresas Multinacionais, são atendidos pelo Ponto de Contato Nacional brasileiro (PCN Brasil) e analisar qualitativamente os Instrumentos de Comunicação Institucional (ICIs) com vistas ao aprimoramento dos processos comunicacionais da agência. O referencial teórico utilizado é o da comunicação organizacional integrada, com destaque para a importância do papel dos instrumentos de comunicação pública nos processos comunicacionais. Adota-se uma metodologia qualitativa e observacional para exame dos ICIs presentes na página do PCN Brasil: site, textos oficiais sobre as Diretrizes, vídeo, Manual de Procedimentos para Instâncias Específicas e relatórios. Os resultados indicam que a agência cumpre a maioria dos quesitos obrigatórios e recomendados pela OCDE. Entretanto, percebe-se a ausência de planejamento estratégico e integrado direcionado aos diferentes públicos e partes interessadas. Conclui-se que é necessário definir uma política de comunicação; dar maior autonomia à equipe técnica do PCN Brasil; aprimorar e avaliar os instrumentos de comunicação, em especial a arquitetura de informação do site; e aumentar a sinergia com as áreas de comunicação e tecnologia da informação do Ministério da Economia. Além disso, deve-se reforçar o entendimento comum do mandato do PCN Brasil junto às agências interministeriais, outros setores governamentais e partes interessadas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA comunicação do PCN Brasil : como as estratégias e os instrumentos de comunicação podem contribuir para o aumento da eficácia da agência?pt_BR
dc.typeBoletim de Economia e Política Internacional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 53-67.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Cooperação Internacional::Ajuda ao Desenvolvimento::Cooperação Internacionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPonto de contato nacionalpt_BR
dc.subject.keywordOCDEpt_BR
dc.subject.keywordConduta empresarial responsávelpt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordInstrumentos de comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação organizacionalpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10748pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Boletim de Economia e Política Internacional (BEPI): n. 29, jan./abr. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe aim of this study is to check the accomplishment, by the Brazilian National Contact Point (NCP-Brazil), of the requirements related to communications indicators established by the Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD), within the Guidelines for Responsible Business Conduct, and analyse qualitatively the Institutional Communicational Instruments (ICIs), aiming at the improvement of the communicational processes of the organization. The integrated organizational communication, which emphasizes the importance of the role of mechanisms of public communication in organizational communication processes, is the theoretical background of the study, which exams NCP-Brazil’s ICIs, including websites, documents concerning the Guidelines, videos, Tutorial of Procedures for Specific Instances and official reports. The results indicate that the organization accomplishes most of the OECD’s mandatory requisites and recommendations. However, the absence of strategic and integrated planning focused on different audiences and potential interested ones is noted. Thus, there is a need to define a communication policy; give higher autonomy to NCP-Brazil’s technical staff; improve and evaluate the communication tools, particularly the website’s architecture of information; and enhance the synergy with the Ministry of Economy’s areas of communication and information technology. In addition, it is crucial to reinforce the common understanding of NCP-Brazil’s mandate before critical bodies of the Federal Government as well as other stakeholders.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bepi_29_comunicacao.pdf635.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.