Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10896
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Gerlane Gonçalves de-
dc.contributor.authorBetarelli Junior, Admir Antonio-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Alberto Gonçalves da-
dc.contributor.authorFaria, Weslem Rodrigues-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T15:09:40Z-
dc.date.available2021-11-03T15:09:40Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10896-
dc.description.abstractAs incertezas e os efeitos econômicos após a eclosão da Covid-19 geraram sérias preocupações sobre as condições de negócios do setor automobilístico no Brasil. Este estudo analisa o comportamento da demanda e oferta de automóveis e comerciais leves na conjuntura brasileira, antecedente à crise pandêmica, para, em seguida, apontar como esse tipo de atividade produtiva reagiria aos choques inesperados no período inicial da eclosão da Covid-19 no país. Para tanto, a análise procedeu a partir de um modelo de vetor autorregressivo (VAR) com funções de resposta ao impulso e decomposição da variância dos erros de previsão. Os resultados conclusivos sinalizam que o crédito, a renda, o preço e o imposto influenciam as condições de negócios do setor no curto prazo. Não obstante, as flutuações geradas pelos choques de demanda ou de oferta são momentâneas e o setor tipicamente retorna à tendência estacionária em um período de cinco meses. Nessa variante, a análise sugere que a atividade automotiva possui uma capacidade de recuperação rápida para a tendência mesmo diante de um eventual choque adverso de ciclo de negócios como o do período pandêmico da Covid-19. O tempo dessa convergência pode ser encurtado por políticas creditícias e de redução de impostos, bem como com as novas tecnologias de automação e eletrificação da indústria automotiva.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleCiclo de negócios e incertezas : avaliando o comportamento e as perspectivas da indústria automotiva diante da crise pandêmica da Covid-19 no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2705 : Ciclo de negócios e incertezas : avaliando o comportamento e as perspectivas da indústria automotiva diante da crise pandêmica da Covid-19 no Brasilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical38 p. : ilpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção industrialpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilísticapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordCiclo de negóciospt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordSetor automotivopt_BR
dc.subject.keywordModelo VAR.pt_BR
ipea.description.additionalinformation(Série monográfica: Texto para Discussão ; 2705pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndice;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe uncertainties and economic effects after the outbreak of Covid-19 raised major concerns about the business conditions of the Brazilian automotive sector. This study contributes to this debate in course and analyzes the demand and supply of automobiles and light commercial vehicles in the Brazilian conjuncture, preceding the pandemic crisis, and then points out how this type of productive activity would react to unexpected shocks in the initial period of the outbreak of Covid-19 in the country. To accomplish this tasks, we applied a vector auto-regressive (VAR) model with functions of impulse response and decomposition of the variance of the forecast errors. The main findings suggest that credit, income, price and tax influence the business conditions of the sector in the short term. Nevertheless, the fluctuations generated by demand or supply shocks are momentary and the sector typically returns to a stationary trend over a period of five months. In this variant, the analysis suggests that the automotive activity has a capacity for quick recovery for the trend even in the face of an eventual adverse shock of the business cycle such as that of the pandemic period of Covid-19. This convergence time can be shortened by credit and tax reduction policies, as well as the new automation and electrification technologies in the automotive industry.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationIndústriapt_BR
Appears in Collections:Indústria: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2705.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2705_sumex.pdf128.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.