Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1090
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1759.pdf790.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Políticas de apoio à inovação no Brasil: uma análise de sua evolução recente
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1759: Políticas de apoio à inovação no Brasil: uma análise de sua evolução recente
Authors: Araújo, Bruno César Pino Oliveira de
Abstract: Este artigo tem por objetivo analisar a evolução das políticas de apoio à inovação no Brasil, bem como suas medidas de apoio direto e indireto e seu arcabouço institucional de formulação e implementação dos incentivos à inovação. Apesar dos explícitos esforços governamentais desde 2003 e do chamado “boom científico” brasileiro, os indicadores de inovação não mudaram dramaticamente na última década se comparada à anterior. Algumas hipóteses para explicar isto são expostas na última seção, que deverão ser objeto de exploração futura: i) os indicadores de inovação no Brasil são limitados pela estrutura setorial; ii) mesmo com impactos positivos sobre o esforço de inovação relatados pela literatura, a escala dos instrumentos de apoio à inovação é muito reduzida em comparação ao público potencial, e o foco dos instrumentos também não é claramente direcionado às empresas com potencial inovador; e iii) há obstáculos institucionais que prejudicam a efetividade dos instrumentos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.