Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10936
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Peres, Ursula | - |
dc.contributor.author | Pereira, Lauana Simplício | - |
dc.contributor.author | Capuchinho, Cristiane | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-08T12:39:55Z | - |
dc.date.available | 2021-12-08T12:39:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10936 | - |
dc.description.abstract | Busca avançar na discussão sobre os gastos dos estados na política de educação, o que é fundamental para compreendermos as heterogeneidades nas capacidades de gasto e suas implicações nas desigualdades educacionais. No entanto, a partir da análise de dados quantitativos e de entrevistas, as autoras observam uma enorme variação nas declarações por subfunções entre os estados e pouca consistência e transparência em relação às informações mais detalhadas sobre os gastos, prejudicando análises comparativas. Ainda que a criação do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) tenha integrado uma série de mudanças a fim de fortalecer a coordenação nacional da política, a incompatibilidade entre o sistema e a estrutura orçamentária dos estados mostra que esse é um instrumento frágil que não permite estimar, de modo prático, o quanto cada ente subnacional no Brasil gasta em educação. Tais inconsistências demandam urgente endereçamento na medida em que o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), de 2020, contém normativos de equalização dos gastos em educação que dependem de estimativas precisas para a sua justa execução. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Comparação das despesas estaduais por etapa de ensino e os desafios para avançar no novo Fundeb | pt_BR |
dc.type | Boletim de Análise Político-Institucional - Artigos | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 59-68 : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério (FUNDEF) | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10923 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Artigo publicado em Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI), n. 30, nov. 2021. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bapi_30_comparacao_despesas.pdf | 251.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.