Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11045
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2731.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2731_sumex.pdf128.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Inovação tecnológica e sustentabilidade da cadeia de produção : um exercício para a água no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2731 : Inovação tecnológica e sustentabilidade da cadeia de produção : um exercício para a água no Brasil
Authors: Visentin, Jaqueline Coelho
Szigethy, Leonardo de Mello
Abstract: A inovação tecnológica é considerada um fator cada vez mais importante para o uso sustentável dos recursos naturais. Com a tecnologia, pode ser possível manter a quantidade produzida de um determinado bem reduzindo a pressão sobre o meio ambiente. No entanto, o ganho de eficiência no uso direto dos recursos naturais não significa, necessariamente, redução relevante dessa pressão. Para atingir esse objetivo, é preciso estar inserido em uma cadeia de produção sustentável, isto é, o ganho de eficiência não deve se dar somente no uso direto desses recursos, mas também no volume utilizado nos insumos para a produção do bem, o chamado uso indireto. Os objetivos deste artigo são mapear o uso de água ao longo da cadeia de produção no Brasil e estimar os impactos da adoção de tecnologias menos intensivas em água sobre a intensidade hídrica total e o uso de água. Para isso, foi empregado o modelo insumo-produto nacional para o ano de 2017. Os referidos impactos foram estimados a partir da hipótese de adoção de tecnologias menos intensivas em água por parte da agricultura, indústrias e saneamento. Entre os principais resultados, destaca-se que parte considerável da intensidade hídrica total das atividades econômicas se refere à intensidade indireta e que a adoção de tecnologias mais eficientes no uso de água, por parte de algumas atividades econômicas, tem o potencial de reduzir a intensidade hídrica total de outras atividades e de alterar a participação dos diferentes consumidores finais na demanda de água embutida nos bens e serviços.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.