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dc.contributor.authorRossi, Marta Cristiane Timóteo-
dc.date.accessioned2022-02-18T15:10:54Z-
dc.date.available2022-02-18T15:10:54Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11054-
dc.description.abstractAtrair investimento direto externo (IDE) é uma parte importante da política de desenvolvimento econômico, e a maioria dos países do mundo vem estabelecendo agências nacionais de promoção de investimentos (international promotion agencies – IPAs) com o mandato de atrair IDE. Este artigo tem como objetivo destacar as melhores práticas na promoção de investimentos nacionais e subnacionais, a fim de aumentar sua capacidade de atrair e reter investimentos estrangeiros nos países. Uma lição que surge após a análise dessas experiências bem-sucedidas apresentadas é que as políticas de promoção de IDE devem ser complementadas por instrumentos que busquem melhorar as capacidades e os ativos locais e estimular vínculos diretos entre as multinacionais e as empresas nacionais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleAtração de investimento estrangeiro – mapeando melhores práticas de agências de promoção de investimentospt_BR
dc.typeBoletim de Economia e Política Internacional - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 53-94.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Investimento::Investimentos Diretospt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Comércio::Comércio Internacionalpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordInvestimento direto externopt_BR
dc.subject.keywordAtração de investimentopt_BR
dc.subject.keywordAgências de promoçãopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10980pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Boletim de Economia e Política Internacional (BEPI): n. 30, maio./ago. 2021.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas.pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractAttracting foreign direct investment (FDI) is an important part of economic development policy, and most countries in the world have established national investment promotion agencies (IPAs) with the mandate to attract FDI. This article aims to highlight the best practices in promoting national and subnational investments, in order to increase the capacity to attract and retain foreign investments in countries. A lesson that emerges after analyzing these successful experiences presented is that policies to promote FDI must be complemented by instruments that seek to improve local capacities and assets and encourage direct links between multinationals and national companies.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Artigos

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