Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11093
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2742.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2742_sumex.pdf120.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
publicacao_preliminar_td_estruturas_ministeriais.pdf727.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Estruturas ministeriais comparadas : uma análise preliminar sobre a trajetória de ministérios em 21 países (1990-2020)
Other Titles: Texto para discussão (TD) 2742 : Estruturas ministeriais comparadas : uma análise preliminar sobre a trajetória de ministérios em 21 países (1990-2020)
Authors: Gomes, Silvana Santos
Silveira, Luciana
Borges, Jaqueline da Silva
Silva, Noëlle da
Pompeu, João Cláudio Basso
Fonseca, Igor Ferraz da
Lassance, Antonio
Abstract: Ministérios são estruturas governamentais que se situam na imbricação entre ciclos de políticas públicas, relações político-partidárias e desenho organizacional da administração pública direta. A despeito de sua relevância, a trajetória dos ministérios ao longo do tempo é pouco compreendida, persistindo uma lacuna explicativa quanto aos fatores que levam à criação, à estabilidade, à transformação e à extinção dessas estruturas. Diante desta lacuna, este Texto para Discussão buscou endereçar a seguinte questão central: existe um padrão subjacente à trajetória de estruturas ministeriais em diferentes países? Para tanto, empreendeu-se uma análise comparativa das trajetórias de ministérios atinentes a 21 países durante um período de trinta anos (1990-2020) com o objetivo de captar dinâmicas convergentes e divergentes, tendo em vista os sistemas políticos dos países estudados e as áreas temáticas dos ministérios. As conclusões preliminares indicam que os ministérios tendem fortemente à estabilidade independentemente do sistema político do país em questão, ao passo que alterações de competência são a categoria mais frequente de transformação. Além disso, os ministérios mais longevos são aqueles com áreas temáticas relacionadas às atividades estruturantes do Estado, tais como justiça e relações exteriores.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.