Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11111
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2746.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2746_sumex.pdf118.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
publicacao_preliminar_td_novas_tecnologas_e_infra (1).pdf759.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Novas tecnologias e infraestrutura do setor elétrico brasileiro – armazenamento de energia em baterias
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2746 : Novas tecnologias e infraestrutura do setor elétrico brasileiro – armazenamento de energia em baterias
Authors: Silva, Rogério Diogne de Souza e
Abstract: Os sistemas de armazenamento em bateria (Battery Energy Storage Systems – BESS) vêm sendo implantados nos diversos sistemas do setor elétrico, da rede básica até o consumidor. Tal abrangência demanda diferentes modelos de negócio e estrutura regulatória. No Brasil, a agenda regulatória deve incluir o armazenamento de energia como serviço ancilar, a criação do modelo de operador do sistema de distribuição, o serviço de agente agregador para viabilizar usinas virtuais, e, pelo lado da demanda, os modelos de carga e descarga de baterias envolvendo o fornecimento ou compensação de energia elétrica com a concessionária de distribuição. Neste contexto, este estudo aborda as tecnologias de armazenamento em baterias, o estado da arte, as respectivas aplicações no setor elétrico e o cenário internacional e brasileiro, objetivando discutir as ações necessárias, aspectos relacionados a regulação e políticas, além de como estas novas tecnologias podem direcionar o planejamento da infraestrutura do setor elétrico no Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Energia: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.