Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11125
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmQuestao_n4_O_Cuidado.pdf621.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O cuidado a usuários de drogas na América Latina
Other Titles: Policy Brief - Em Questão - Evidências para políticas públicas : O cuidado a usuários de drogas na América Latina
Authors: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest)
Abstract: Novas abordagens aos usos problemáticos de álcool e outras drogas emergiram nas últimas décadas, em vários países da América Latina, como alternativas aos antigos métodos terapêuticos fundados em internações e voltados prioritariamente à promoção da abstinência de substâncias. Oferecendo tratamentos em liberdade, orientados pela lógica da redução de danos, essas abordagens refletem o crescente reconhecimento, na região, dos direitos fundamentais das pessoas afetadas por estes usos - especialmente daquelas em situação de grande vulnerabilidade social, frequentemente, tratadas de modo indiferente ou violento pelos Estados. Essas experiências estabelecem como meta primordial a atenção às múltiplas e diversas necessidades psicossociais dos envolvidos, para além, dos transtornos associados aos consumos problemáticos de substâncias. Elas buscam, ainda, ampliar o acesso dessas pessoas a bens e serviços, e promover sua melhor inserção social e comunitária.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Policy Brief - Em Questão
Appears in Collections:Saúde: Periódicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.