Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11131
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmQuestao_n10_Estado.pdf865.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Estado e políticas públicas : dez anos de produção de evidências na Diest/Ipea
Other Titles: Policy Brief - Em Questão - Evidências para políticas públicas : Estado e políticas públicas : dez anos de produção de evidências na Diest/Ipea
Authors: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest)
Abstract: Em 2020, a Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea completou seu primeiro decenário. Nesse período, contou com a contribuição de profissionais das mais diversas formações: 72 servidores de carreira e inúmeros bolsistas e outros colaboradores atuaram na diretoria. Foram desenvolvidos centenas de projetos e 61 parcerias institucionais envolvendo órgãos públicos, universidades e organizações da sociedade civil. Os resultados dos estudos foram disseminados em 1.156 publicações em diferentes formatos, com circulação no meio governamental e acadêmico. Ao longo dessa trajetória, foram analisados elementos que configuram a atuação estatal e os processos de construção de políticas públicas e seus arranjos, bem como as dinâmicas que influenciaram as relações dentro e fora do aparato estatal no período recente. Os estudos têm caráter aplicado e apontam para inúmeras transformações ocorridas nas possibilidades de ação do Estado, nos processos de produção de políticas públicas, nas formas de organização do poder público, seus instrumentos de atuação e suas múltiplas formas de relação com a sociedade. Apesar da prevalência de pesquisas centradas sobre o Poder Executivo federal, importantes linhas abordaram as diversas relações com os poderes Judiciário e Legislativo, atores societais e entes subnacionais. Nos últimos 10 anos, a Diest contribuiu para uma visão crítica sobre os elementos da ação estatal e que dão sustentação à implementação dos projetos governamentais e atuou também na produção de evidências para subsidiar os inúmeros processos e atividades desenvolvidos no escopo governamental.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Policy Brief - Em Questão
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Periódicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.