Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMatijascic, Milko-
dc.contributor.authorRolon, Carolina Esther Kotovicz-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T15:35:36Z-
dc.date.available2022-04-27T15:35:36Z-
dc.date.issued2022-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11143-
dc.description.abstractAssegurar a valorização da carreira e boas condições de trabalho aos professores da educação básica são condições essenciais para uma educação de qualidade, ademais de serem reconhecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Este estudo analisa os indicadores relativos aos professores da educação básica compactuados no PNE vigente e no ODS 4, além de indicadores sobre a inserção no mercado de trabalho, jornada de trabalho e inserção em escolas ou redes diversas para os anos de 2015 e 2019. Os resultados destacam desigualdades regionais e entre redes de ensino. Apesar dos avanços registrados, esforços precisam ser redobrados para garantir a valorização salarial e as condições de trabalhos para todos os professores da educação básica.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleObjetivos do Desenvolvimento Sustentável, Plano Nacional de Educação e professores do ensino básico brasileiropt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2753 : Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Plano Nacional de Educação e professores do ensino básico brasileiropt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical31 p.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Política Educacional::Política Educacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Ocupações::Profissionais Liberais::Docentespt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Primáriopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Trabalho::Condições de Trabalho::Condições de Trabalho - Geralpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordProfessores da educação básicapt_BR
dc.subject.keywordValorização do magistériopt_BR
dc.subject.keywordCondições de trabalho do magistériopt_BR
dc.subject.keywordPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordObjetivos do Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2753pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficas;pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui apêndice;pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractEnsuring career enhancement and good working conditions for schoolteachers are vital to guarantee learning opportunities for all, as recons the Sustainable Development Goals (SDG) and Brazilian’s National Education Plan (PNE). The present study analyses indicators related to schoolteachers, including PNE and SDG 4 indicators, as well as those on the insertion in the labor market and the number of hours and schools taught in for the years of 2015 and 2019. The results highlight regional inequalities, and among the private and public schools. Despite the advances registered, efforts need to be redoubled to meet the goals agreed upon.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
ipea.classificationEmprego. Trabalhopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros
Emprego. Trabalho: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2753.pdf944.05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2753_sumex.pdf121.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.