Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11153
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2761_web.pdf11.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2761_sumex.pdf169.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
publicacao_preliminar_td_brasil_venezuela_evolucao_das_relacoes_bilaterais.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Brasil-Venezuela : evolução das relações bilaterais e implicações da crise venezuelana para a inserção regional brasileira (1999-2021)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2761 : Brasil-Venezuela : evolução das relações bilaterais e implicações da crise venezuelana para a inserção regional brasileira (1999-2021)
Authors: Barros, Pedro Silva
Lima, Raphael Camargo
Carneiro, Helitton Christoffer
Abstract: Este Texto para Discussão aborda o histórico e a dinâmica recente das relações entre Brasil e Venezuela a partir das dimensões político-diplomáticas, econômico-comerciais e de segurança e defesa. O estudo analisa décadas de avanços e retrocessos nos entendimentos bilaterais entre ambos os países, até os mais recentes desdobramentos da crise venezuelana e seus impactos na governança da América do Sul. Nos últimos vinte anos, as relações econômicas entre Brasil e Venezuela foram estruturadas em torno do comércio bilateral bastante superavitário ao Brasil, do financiamento à exportação de bens e serviços de engenharia, dos investimentos em infraestrutura e da parceria energética entre os dois países. Também abordam-se as excepcionalidades dos estados fronteiriços de Roraima e Amazonas nas relações bilaterais, a utilização de instrumentos financeiros de facilitação dos intercâmbios comerciais na região, os impactos geoeconômicos no comércio bilateral em função das sanções econômicas sofridas pela Venezuela, a recente migração de venezuelanos para o Brasil, entre outros temas estratégicos como a cooperação militar entre Brasil e Venezuela, a arquitetura regional de segurança e defesa, o papel central da integração regional nas relações multilaterais e o potencial de cooperação energética.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.