Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tomaz, Paulo Aparecido | - |
dc.contributor.author | Fischer, Bruno Brandão | - |
dc.coverage.spatial | Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T20:06:43Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T20:06:43Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11164 | - |
dc.description.abstract | Este capítulo tem como objetivo analisar os níveis de alinhamento entre a geração de conhecimento científico nas IES e a estrutura econômica local. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o qual se encontra em um contexto economicamente periférico e de reduzido dinamismo econômico. Tal proposta permite o entendimento de uma realidade distinta daquela predominantemente retratada na literatura sobre o tema (Perkmann et al., 2013), oferecendo uma nova visão sobre o papel das IES na dinâmica evolutiva de ecossistemas de inovação. As principais conclusões deste capítulo permitem demonstrar que o contexto geográfico e a localização da IES têm influência direta sobre os seus impactos na produção da inovação em diversos setores. Essa afirmativa está em consonância com os argumentos de Clarysse et al. (2014), ao afirmarem que fazer parte de um denso ecossistema de conhecimento é um elemento crucial na produção de inovação, principalmente quando se trata de setores intensivos em conhecimento. Neste contexto, ressalta-se o papel da IES como catalisadora da inovação tecnológica. Assim, é necessário o alinhamento entre os elementos do sistema no qual ocorre o fluxo de conhecimento e ideias, em que os modelos são transpostos de uma rede organizacional para outra (Wright et al., 2008). | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Alinhamento entre produção científica e economia local : o caso do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | p. 179-206: il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Crescimento Econômico::Desenvolvimento Regional | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Política Educacional | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conhecimento científico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições de Ensino Superior (IES) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impactos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação tecnológica | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11150 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Capítulo de livro publicado em : Universidade e território : ensino superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI ; Organizadores: Fernando Cezar de Macedo, Aristides Monteiro Neto e Danilo Jorge Vieira. – Brasília : IPEA, 2022. 636 p. : il. | - |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Padrão Ipea | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação: Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alinhamento_entre_producao_cap05.pdf | 690.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.