Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Braga, Carlos Kaue Vieira | - |
dc.contributor.author | Tomasiello, Diego Bogado | - |
dc.contributor.author | Herszenhut, Daniel | - |
dc.contributor.author | Oliveira, João Lucas Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Pereira, Rafael Henrique Moraes | - |
dc.coverage.spatial | Fortaleza, Ceará | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T20:46:36Z | - |
dc.date.available | 2022-05-24T20:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11195 | - |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta os resultados de uma avaliação ex-ante do impacto da Linha Leste do metrô de Fortaleza no acesso da população a oportunidades de emprego, saúde e educação. Para isso, analisamos como a quantidade de empregos, estabelecimentos de saúde e escolas acessíveis por transporte público deverá mudar com a implantação da nova Linha Leste do metrô e as demais alterações previstas no Plano de Acessibilidade Sustentável de Fortaleza (Pasfor). Os resultados indicam que, isoladamente, os investimentos no sistema de trilhos poderiam aumentar em média de 3,1% a 5,6% a quantidade de empregos, escolas e serviços de saúde acessíveis por transporte público. No entanto, a redução planejada na oferta dos serviços de ônibus deverá comprometer o potencial impacto positivo que seria obtido com a expansão do metrô. Com isso, estima-se que haveria uma queda de -7,4% a -8,1% na quantidade de oportunidades acessíveis por transporte público comparado ao ano base de 2019. Via de regra, essa queda será maior nos bairros de renda média e baixa, indicando que as intervenções sobre a rede de transporte público de Fortaleza terão impacto regressivo, aumentando a desigualdade de acesso a oportunidades. O estudo traz importantes lições sobre como projetos de expansão de infraestrutura de transporte precisam ser planejados de maneira coordenada com a operação de sistemas de transporte público para potencializar os benefícios de acessibilidade de políticas de transporte urbano. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Impactos da expansão do metrô de Fortaleza sobre o acesso a oportunidades de emprego, saúde e educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 2767 : Impactos da expansão do metrô de Fortaleza sobre o acesso a oportunidades de emprego, saúde e educação | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 50 p. : il. | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Desigualdade Social | pt_BR |
dc.subject.vcipea | IPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Metrôs | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de impacto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equidade | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 2767 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui referências bibliográficas; | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Possui apêndice; | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This study presents the results of an ex-ante assessment of the accessibility and equity impacts of a subway expansion in Fortaleza (Brazil). We analyze how the number of jobs, health facilities, and schools accessible by public transportation is expected to change with the implementation of a new subway line (Linha Leste) and the other changes planned in the Sustainable Accessibility Plan of Fortaleza (Pasfor). Our results indicate that investments in the rail system alone could increase the number of jobs, schools, and health services accessible by public transport by an average of 3.1% to 5.6%. However, the planned reduction of services in the bus network is expected to undermine the potential positive impact that would be obtained with the subway investments alone. With these service cuts, it is estimated that the number of opportunities accessible by public transport could drop by -7.4% to -8.1% on average compared to the 2019 baseline. As a rule, these accessibility reductions will be greater in middle- and low-income neighborhoods, indicating that the planned interventions on Fortaleza’s public transportation network will have a regressive impact, increasing inequality of access to opportunities. The study brings important lessons about how transportation infrastructure expansion projects need to be planned in a coordinated manner with the day-to-day operation of public transportation systems to leverage the accessibility benefits of urban transportation policies. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Transportes | pt_BR |
Appears in Collections: | Transportes: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_2767.pdf | 3.67 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
td_2767_sumex.pdf | 124.8 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.