Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11208
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2771.pdf984.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2771_sumex.pdf471.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Metodologias de avaliação e análise de impacto : abordagens e aplicações no âmbito da regulação urbana
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2771 : Metodologias de avaliação e análise de impacto : abordagens e aplicações no âmbito da regulação urbana
Authors: Seixas, Luiz Felipe Monteiro
Saccaro Junior, Nilo Luiz
Abstract: Este estudo tem como objetivo discutir e propor abordagens metodológicas voltadas a avaliar o impacto da regulação urbana, a partir de uma perspectiva teórica. A principal justificativa decorre da lacuna existente, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, no desenvolvimento de instrumentos adequados a examinar a qualidade da regulação urbana. Partindo da delimitação do conceito de regulação urbana, conjugada com uma revisão da literatura relacionada a metodologias, como a análise de impacto regulatório, a avaliação de resultado regulatório e a avaliação de políticas públicas ex ante e ex post, discutem-se as possibilidades de adaptar e aplicar tais metodologias para o exame de diferentes normas regulatórias de caráter urbanístico, criadas em nível nacional e subnacional (lei, decretos, resoluções, portarias, instruções normativas etc.). Entre os resultados preliminares identificados, em primeiro lugar registra-se que há uma real necessidade (e viabilidade) na utilização de metodologias específicas para avaliar a qualidade da regulação urbana no Brasil; em segundo lugar, que o atual ambiente institucional possui espaço propício para a formulação e aplicação das referidas metodologias para o exame de normas regulatórias urbanas.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.