Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11334
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Burocratas_Federais_cap09.pdf371.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Como os burocratas federais se informam? Uma radiografia das fontes de evidências utilizadas no trabalho das políticas públicas
Authors: Koga, Natália Massaco
Palotti, Pedro Lucas de Moura
Lins, Rafael da Silva
Couto, Bruno Gontyjo do
Loureiro, Miguel
Lima, Shana Nogueira
Abstract: Este capítulo busca explorar argumentos a respeito do reconhecimento da não linearidade e da rejeição ao modelo etapista do processo de produção de políticas públicas. Como os trabalhos empíricos na área de implementação de políticas públicas têm revelado, a produção da política não é um processo linear e unidirecional que se iniciaria com a formulação e finalizaria com a entrega da política. Múltiplos atores, instrumentos e fatores contextuais interagem e se afetam mutuamente na produção da política, gerando efeitos distintos, inclusive diferentes dos esperados na concepção original da política (Pressman e Wildavsky, 1973; Pires, 2018). Seguindo este entendimento, sustentamos que compreender não apenas o que informa os decisores políticos no momento da formulação, mas também o que informa os distintos “trabalhadores das políticas públicas” (Colebatch, Hoppe e Noordegraaf, 2010, p. 7, tradução nossa) em seus diversos contextos de atuação torna-se de alta relevância para entender esse conjunto de interações informacionais que moldam o processo de produção de políticas públicas.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11121
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.