Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11345
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Rafael Henrique Moraes-
dc.contributor.authorBraga, Carlos Kauê Vieira-
dc.contributor.authorHerszenhut, Daniel-
dc.contributor.authorSaraiva, Marcus-
dc.contributor.authorTomasiello, Diego Bogado-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2017-2019pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-15T11:42:10Z-
dc.date.available2022-08-15T11:42:10Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11345-
dc.description.abstractUm dos principais objetivos das políticas de transporte é melhorar o acesso da população a oportunidades de emprego, serviços públicos e áreas de lazer. Por isso, um número cada vez maior de agências de transporte e de financiamento tem buscado incorporar estudos de acessibilidade nos processos de planejamento e avaliação de suas políticas de transporte e investimentos em infraestrutura. No entanto, a disponibilidade de dados sobre acessibilidade urbana nas cidades brasileiras ainda é muito limitada devido a desafios computacionais e ao acesso limitado a dados de sistemas de transportes e de distribuição de oportunidades. Este estudo apresenta a base de dados com estimativas de acessibilidade urbana criada no Projeto Acesso a Oportunidades, bem como descreve os métodos utilizados no seu desenvolvimento. A base consiste em uma grade de hexágonos de alta resolução espacial que agrega estimativas de acessibilidade a empregos (de baixa, média e alta qualificação) e serviços públicos, como escolas (nível infantil, fundamental e médio), estabelecimentos de saúde (serviços hospitalares e ambulatoriais de baixa, média e alta complexidade) e centros de referência para assistência social (Cras). Essas estimativas são calculadas usando vários indicadores de acessibilidade considerando diferentes modos de transporte (caminhada, bicicleta, transporte público e automóvel), horários do dia (pico e fora-pico) e grupos populacionais (segundo níveis de renda, raça, sexo e idade). Nesta versão, a base de dados traz essas informações para o período 2017-2019, apoiando-se em uma única metodologia consistente para as vinte maiores cidades do Brasil. Esta base é publicamente disponibilizada pelo Ipea por meio do site do Projeto Acesso a Oportunidades e do pacote de R aopdata. Espera-se que este trabalho permita que pesquisadores e gestores públicos utilizem estimativas de acessibilidade urbana na realização de pesquisas, planejamento e avaliação de políticas públicas.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEstimativas de acessibilidade a empregos e serviços públicos via transporte ativo, público e privado nas vinte maiores cidades do Brasil no período 2017-2019pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2800 : Estimativas de acessibilidade a empregos e serviços públicos via transporte ativo, público e privado nas vinte maiores cidades do Brasil no período 2017-2019pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical36 p. : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Política de Transportept_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordTransporte urbanopt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordCaminhadapt_BR
dc.subject.keywordBicicletapt_BR
dc.subject.keywordAutomóvelpt_BR
dc.subject.keywordEmpregospt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAssistência socialpt_BR
dc.subject.keywordServiços públicospt_BR
dc.subject.keywordCidadespt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractOne of the main goals of transportation policies is to improve the people’s access to employment opportunities, public services, and amenities. For this reason, an increasing number of transportation and funding agencies have sought to incorporate accessibility studies in the planning and assessment of their transportation policies and infrastructure investments. However, there is still very limited data on urban accessibility in Brazil due to computational and methodological challenges. This study presents a comprehensive database with urban accessibility estimates created by the Access to Opportunities Project (Projeto Acesso a Oportunidades), and introduce the methods used in its development. The database consists of a spatial grid of hexagons of high spatial resolution that aggregates estimates of accessibility to jobs (low-, medium- and high-qualification) and public services, such as schools (early childhood, primary and high school), health facilities (hospital and ambulatory services of low, medium and high complexity) and reference centers for social assistance (Cras). These estimates are calculated using different accessibility indicators by transport mode (walking, cycling, public transport, and car), for different times of the day (peak and off-peak) and for different population groups according to income levels, race, gender, and age. In this edition, the database brings information for the period from 2017 to 2019 based on a single consistent methodology for the twenty largest cities in Brazil. This database is made publicly available by the Ipea through the website of the Access to Opportunities Project and through the R package aopdata. We hope this work will allow researchers and policy makers to use urban accessibility estimates to inform research as well as the planning and evaluation of public policies.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Transportes: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2800_Web.pdf2.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2800_Sumex.pdf120.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_Estimativas_de_acessibilidade_Publicacao_Preliminar.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.