Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1135
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0077.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Migrações internas e pequena produção agrícola na Amazônia: uma análise da política de colonização do INCRA
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 77: Migrações internas e pequena produção agrícola na Amazônia: uma análise da política de colonização do INCRA
Internal migration and small agricultural production in the Amazon: an analysis of INCRA settlement policy
Authors: Almeida, Anna Luiza Ozorio de
Abstract: Apresenta alguns dos resultados econométricos obtidos com base numa pesquisa de campo junto a pequenos agricultores em projetos de colonização pública e privada na Amazônia. O principal resultado obtido é que o desempenho dos colonos depende, fundamentalmente, de dois grandes grupos de fatores: por um lado, do conjunto este que deve ser amplo, incluindo não só assistência fundiária e técnica, mas também serviços de saúde, sociais, de educação e outros; e, por outro, da experiência prévia dos próprios colonos e do valor dos recursos que trazem consigo de outras partes. Quem tem mais capital na fronteira é quem mais levou capital para lá. Dados esses resultados, revela-se relativamente pouco importante uma série de outros fatores cuja significância normalmente se presume. Em particular, perde significância a distinção entre "sulistas" e outros migrantes, como também não se distingue a colonização particular da oficial. O desempenho dos colonos parece depender, fundamentalmente, dos seus próprios recursos e do "pacote" de serviços oferecidos pela colonização, "pacote" este que poderia, em princípio, ser fornecido tão bem pela colonização oficial quanto pela particular, não sendo intrínseco a nenhum dos dois modelos.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1154
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.